Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Elena Votsi

Elena é uma designer de jóias que ficou responsável pela repaginação das medalhas olímpicas em 2004 e acabou deixando um legado olímpico para cidade de Atenas. Elena recebeu Álvaro em uma de suas lojas, no bairro de Kolomaki.

 

Bairro de Kolomaki

O bairro é conhecido por suas lojas chiques e pelos pés de mexericas, sempre bem cuidados. Andando por esse bairro, Álvaro teve um encontro emocionante com o cantor nigeriano, Timothy Edobor, que hoje vive como vendedor de rua.

 

Passeio pelo metrô de Atenas

Duas estações de metrô de Atenas têm exposições de sítios arqueológicos encontrados durante as escavações para o metrô – são as estações de Syntagma e Monastiraki. Álvaro fez uma baldeação até a linha Neratziotisa, construída para ligar o Complexo Olímpico ao centro da cidade.

 

Complexo Olímpico

O Complexo olímpico Esportivo de Atenas foi construído para as olimpíadas de 2004 sob o comando do engenheiro e designer espanhol Santiago Calatrava. O Complexo abriga um Estádio Olímpico, um ginásio coberto, um Parque Aquático, um centro de Tênis e um velódromo, onde Álvaro Garnero pode treinar ao lado de Christos Volikakis, campeão mundial na modalidade keirin e grande promessa da Grécia para as Olimpíadas de Londres.

 

Estádio Panatenáico

O estádio original foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., agora todo em mármore (a construção do estádio acabou com a mármore do Monte Pentélico). Foi reformado em 1895 para as primeiras Olimpíadas modernas e hoje é um museu e local histórico. No Panatenaico, Álvaro Garnero conversou com Dimitris Papaioannou, artista plástico e coreógrafo que foi o responsável por toda a direção artística das Olimpíadas de Atenas em 2004.

 

Pancratio

Pancratio é considerada uma das lutas mais antigas do mundo ocidental. A primeira vez que ela foi citada na literatura foi nos Argonautas, de Orfeu, em 586 a.C. Segundo a mitologia, Teseu foi o criador da luta – e a usou para derrotar o Minotauro. A luta era um dos grandes eventos das Olimpíadas das antiguidades e os grandes atletas de Pancratio eram celebridades nacionais na Grécia antiga. A partir dos anos 80 alguns mestres gregos de artes marciais tentaram recriar a luta com base em imagens e relatos históricos. Álvaro Garnero teve uma aula de Pancratio na Academia de Polinikis

 

Restaurante Voskopoula

Nas imediações de Atenas, é o lugar ideal para provar o “churrasco grego”. Ioannis Fiotakis, o simpático dono, grelha carneiros inteiros e os serve sempre acompanhados de iogurte e de vegetais frescos. Para os mais aventureiros, encomende antes as partes do carneiro mais estranhas, como cérebro e testículos. A União Européia hoje proíbe que restaurantes sirvam essas partes dos animais – mas seu Ioannis, que não abandona uma tradição cultural tão fácil assim, serve com prazer quem pedir com jeitinho.

 

New Hotel

O novíssimo design hotel de Atenas foi buscar inspiração no Brasil para se renovar. O hotel foi todo remodelado pelos irmãos Campana. Antigamente o Hotel se chamava Olympic Palace Hotel, o local foi comprado por um dos maiores colecionadores de arte do mundo todo, Dakis Joannou, que não só acionou os famosos designers brasileiros como utilizou muito da própria coleção para decorar o hotel. Localizado a duas quadras da Praça Syntagma, o hotel impressiona pela beleza e modernidade.

 

Monte Lycabettus

É melhor vista de Atenas! Álvaro subiu para ver outro legado das Olimpíadas: a diminuição da poluição do ar na cidade.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: