Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
O meio de transporte: a pé
Reserva de Malilangwe – O ponto de partida
A reserva de Malilangwe se estende por 100.000 acres e se localiza ao sudeste do Zimbábue, quase na fronteira com a África do Sul. Seu nome, Malilangwe, quer dizer “Grito do Leopardo” na língua Shangaan. Na reserva você pode encontrar a maior variedade de vida selvagem do país.
Tribo Shangaan
Os Shangaan são uma etnia que habita o sul de Zimbábue e Moçambique e o norte da África do Sul. As aldeias normalmente são circulares e quem manda é o hosi. o líder da tribo. Os Shangaan são famosos por seu amor pela música e pela dança. Os Shangaan são uma tribo tão diferente que a dança mais popular entre os homens é uma coreografia em homenagem à importância da mulher na tribo. Outro costume bem inusitado da tribo Shangaan é que apesar da abundância de caça que existe aqui na savana, eles preferem comer peixe, que é a base da dieta deles.
Mopani
O mopani é uma larvinha que só existe na savana africana e que para os Shangaan é uma iguaria refinada e deliciosa. Como os chineses, os Shangaan costumam fritar os insetos.
Safari na Savana
Escorpiões
O Zimbábue está cheio de escorpiões, são mais de 27 espécies diferentes, sendo que seis delas são muito perigosas. Tanto que no mundo só três por cento dos escorpiões têm veneno letal. Porém no Zimbábue mais de 22 por cento dos escorpiões são letais. Os escorpiões estão na Terra há muito, muito tempo. Existem registros científicos que provam que os escorpiões já viviam por aqui há 400 milhões de anos. Os únicos lugares do mundo onde não existem escorpiões são a Antártida e a Nova Zelândia.
Pinturas rupestres
As pinturas rupestres encontradas na reserva Malilangwe chegam a ter mais de 3000 anos. A maioria delas descreve em imagens como era o cotidiano das pessoas naquela época, o que mais se vê são animais e homens caçando. A reserva tem mais de 100 lugares onde se pode encontrar pinturas rupestres. Muitos historiadores acreditam que a pintura nessa região era parte de um ritual e feita quando os artistas entravam em transe.
Rinoceronte branco
O sentido para onde o rinoceronte passou depende do sentido que a grama está amassada. Os guias conhecem tanto os rinocerontes que eles seguem o rastro individual de cada animal pelas pegadas e pelos rastros eles sabem exatamente qual animal estão seguindo. Os rinocerontes, além de serem rápidos, são teimosos. Se eles decidem atacar algo ou alguém não desistem fácil, o melhor que se pode fazer é correr para uma árvore alta e forte.
O Pamushana só tem seis suítes. Todo o conforto que você nunca imaginaria encontrar numa savana.
Singita Social Project
A rede Singita, que instalou o Pamushana no Zimbábue, também está educando, alimentando e capacitando muita gente por lá. O melhor é que todo hóspede que fica no Lodge pode visitar o projeto e ajudar como quiser.
Malilangwe Conservation Trust – Chichindwe
Singita Pamushana Lodge
Adicionar um comentário