Neste episódio do 50 por 1 na Capadócia, Álvaro Garnero começou seu passeio no Hanedan, um restaurante da cidade de Avanos que recria as casas de hospedagem dos sultões persas, chamadas Caravançarai.

Os sultões construíam essas casas como apoio aos comerciantes que circulavam pela região. Os caravançarais tinham uma função importante no apoio aos fluxos comerciais, proporcionando um local seguro onde os comerciantes em viagem, frequentemente estrangeiros, podiam descansar tendo as suas mercadorias e gado em segurança, e eram uma peça fundamental da extensa rede de rotas comerciais que ligavam a Ásia com o Médio Oriente, sudeste da Europa e Norte de África, especialmente ao longo da Rota da Seda. O nome quer dizer, literalmente, palácio das caravanas. Os comerciantes podiam dormir de graça por lá. A arquitetura era sempre a mesma, um grande salão onde eles podiam dormir, as salas laterais serviam como salas de banho, estábulos, salas para guardar as mercadorias e até lojas para vender suprimentos para as viagens.

Depois de conhecer a arquitetura local, Álvaro Garnero foi se deliciar com os pratos típicos da região, finalizado com um delicioso kebab na jarra.

Álvaro também passou pela principal escola de tapeçaria da região, a Bazaar 54, na cidade de Avanos. Buhran, um dos professores da escola, foi o guia de Álvaro no local e mostrou todos os detalhes da confecção dos tapetes otomanos. A aula começou mostrando algumas das alunas tecendo tapetes, depois Álvaro foi conhecer o bicho da seda, principal fornecedor de matéria-prima para o tapete. Por fim ele foi conhecer os produtos finais, tapetes de uma beleza única, com uma enorme riqueza de detalhes e por isso mesmo, não muito baratos. Se não for para comprar, é ainda um passeio para ganhar cultura e encher os olhos de beleza.

Para chegar na Capadócia, a melhor forma é voando Turkish Airlines. E para fazer todos os passeios do Álvaro, fale com a Honest Travel, eles têm guias que falam português e, se você der sorte pode escolher o Alp, guia que levou Álvaro a todos esses lugares.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: