Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

O meio de transporte : bicicleta

 

Bicicletário

A Holanda está à frente de muitos países por muitos motivos. Um deles é a chamada consciência ecológica. Só muito recentemente os países europeus começaram a acordar para o uso da bicicleta, aqui na Holanda a bicicleta é o veículo principal de todo mundo há muito tempo

 

Amsterdam – O ponto de partida

Amsterdã lembra sempre de três coisas: sexo, drogas e tulipas. Existe um bairro totalmente dedicado ao sexo por lá, o bairro da luz vermelha. Lá praticamente tudo ligado a sexo é legalizado. E certas vitrines se tornaram até atração na cidade.

 

Condomerie

A Condomerie é a maior loja de camisinhas do mundo. A Condomerie foi inaugurada em 1987. Nessa época o comércio do sexo já tinha sido legalizado em Amsterdã há um bom tempo, mas a AIDS tinha abalado de um jeito meio desagradável toda aquela alegria. Foi aí que eles tiveram a idéia de criar uma loja que transformasse proteção em diversão. Hoje a Condomerie tem preservativos para todos os gostos: o sapo, o galo, o elefante, a estátua da liberdade, o big ben, mergulhador. E até mais tradicionais, como cenouras e bananas. A Condomerie cresceu tanto que acabou se tornando outra grande atração de Amsterdam, um museu.

 

Haarlemmermeer- O primeiro ponto

Haarlemmermeer é uma cidade perto de Amsterdã. A construção da cidade foi bem complicada, afinal toda a cidade é um pôlder. Pôlder é uma estrutura hidrológica artificial cercada por diques usada para proteger terras ou irrigar lavouras.

 

Museu de Cruquius

O melhor lugar para a gente entender melhor como Haarlemmermeer funciona é o Museu de Cruquius. O museu de Cruquius funciona numa antiga estação de drenagem que também tinha o nome de Cruquius e que funcionou até 1933. A construção da cidade de Haarlemmermeer foi uma das maiores vitórias da engenharia. Uma vitória que permitiu que outras cidades da Holanda utilizassem o mesmo processo. Sem esse tipo de drenagem mais de metade do território dos Países Baixos acabaria inundado. O motor Cruquius é a maior atração do museu. É o motor à vapor com o maior cilindro do mundo: são três metros e meio de diâmetro. Graças a uma obra de restauração, o motor voltou a funcionar em 2002. E hoje é possível ver como boa parte da Holanda começou.

 

Haia- O Segundo ponto

A sede do governo dos Países Baixos e é também a capital da Holanda do Sul. Haia é a terceira maior cidade da Holanda. Não é a capital política dos Países Baixos, que é Amsterdã, mas é considerada a sede do governo. Além disso, a cidade também é sede de quatro tribunais internacionais.

 

Arenque

O arenque é uma espécie de sardinha holandesa, mas bem mais gorduroso. O arenque é tão popular na Holanda que virou comida de rua. E o MR. SNACK é o lugar mais popular para se comer arenque por lá.

 

Madurodan

Madurodam foi criada em 1952 pela família Maduro em homenagem ao filho que morreu na segunda guerra mundial lutando contra a ocupação dos nazistas.Todas as casas e prédios foram miniaturiazados na escala de 1/25. Prédios, canais, moinhos, edifícios oficiais, até o cotidiano dos holandeses. Está tudo lá. Madurodam não é uma cidade estática. Os moinhos, as estradas, muita coisa se move por lá. Madurodam é o melhor lugar para conferir a evolução da arquitetura dos países baixos durante o século 20. Desde sua inauguração a cidade vem crescendo. E até as plantas também mudam, já que são plantas vivas

 

Coster Diamonds

A Coster Diamonds é uma das fábricas mais tradicionais da Holanda. A Coster Diamonds foi fundada em 1840 por Moses Elias Coster. Naquele tempo as máquinas de lapidar diamantes eram ainda movidas por cavalos. A Coster foi a primeira fábrica da Holanda a usar máquinas de vapor no trabalho com diamantes. Por volta de 1850 a Rainha Victória, pediu para que a Coster relapidasse a Koh-i-Noor. A Koh-i-Noor é a maior pedra de diamante conhecida no mundo. Ela foi encontrada na Índia e hoje enfeita a coroa oficial da Rainha Elizabeth II. Uma pedra de diamante pode perder a metade do seu peso na lapidação e ganhar até 9 formatos diferentes, o formato mais famoso é o brilhante.

 

Roterdã- O terceiro ponto

Roterdã é a segunda maior cidade dos Países Baixos localizada na província de Holanda do Sul. Roterdã tem o maior porto marítimo da Europa e está situada às margens do rio Nieuwe Maas. É uma das cidades holandesas com uma arquitectura mais moderna, apresentando diversas construções famosas como é o caso das casas cúbicas.

 

Korfball- O fim da rota

O Korfball é um jogo inventado na Holanda em 1902. É o único esporte coletivo que permite equipes mistas, homens e mulheres disputam cada partida, mas um homem não pode marcar uma mulher e vice-versa. O jogo é uma mistura de basquete com futebol americano, basquete porque existem as cestas e futebol americano porque o campo é dividido em zonas. O jogo nasceu lá, mas o primeiro campeonato internacional de Korfball aconteceu em 2006 em Hong Kong. Hoje 57 países já contam com equipes de Korfball, inclusive o Brasil. Principalmente no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: