Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Le Parkour

O Le Parkour é um esporte urbano também conhecido como l’art du déplacement, que é a arte do deslocamento, em bom português. O esporte foi inventado em Paris por David Belle. E é baseado em técnicas militares de deslocamento em campos difíceis. Muitos dizem que parece uma arte marcial, outros preferem dizer que é a arte da fuga. Mais do que um esporte, o Le Parkour é uma disciplina. O praticante precisa olhar para os obstáculos e imaginar um caminho que permita que ele não só se mova o mais rápido que puder, mas da maneira mais econômica e o mais direta possível.

 

Pêssanka

A pêssanka é aquele ovinho colorido pintado com todo o cuidado e esmero para ser distribuído na Páscoa. Mas a tradição é tão grande, que os pêssankas existiam antes mesmo da Páscoa existir. Os ucranianos fazem essas pinturas há mais de 3000 anos. Antes dos cristãos chegarem com a festa da Páscoa por lá eles comemoravam a chegada da primavera pintando esses ovos coloridos e oferecendo aos amigos e familiares. Abril na Europa é o mês da chegada da primavera e lá para aqueles cantos da Ucrânia, é o fim dos dias congelados de inverno.

 

Museu Egípcio Rosa Cruz

O Museu Egípcio Rosa Cruz foi criado em 1990. A idéia era expor ao público reproduções de objetos e artefatos egípcios para um público que nunca teve acesso a essa cultura. Mas em 1995, o museu que só tinha reproduções, acabou ganhando uma peça bastante original: A tohtmea, uma múmia de uma dama egípcia de 2500 anos. Tohtmea passou pelo processo mais elaborado de mumificação do Egito, um processo reservado somente para os nobres e reis. Todas as vísceras eram retiradas e só o coração era mantido no corpo. O coração era o órgão mais importante, porque para os egípcios a inteligência vinha do coração não do cérebro.

 

Museu do Boneco Animado

O Museu do Boneco Animado fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O é o primeiro no gênero do Brasil. Foi fundado em 2000 por Ricardo Bittencourt. A ideia era mostrar a arte dos títeres em todas as suas formas, da criação à manipulação dos bonecos. O Acervo do Museu conta com mais de 150 bonecos vindo de todo o Brasil. Entre eles, bonecos gigantes, marionetes, fantoches, bonecos de vara, de manipulação direta, de dedo e até bonecos de sombra. E cada tipo de boneco, exige uma técnica de manipulação diferente.

 

Great Brazil Express

O Great Brazil Express é o primeiro trem de luxo da América Latina. Ele oferece vários itinerários e opera com dois trens. Você pode fazer uma viagem rápida nas imediações de Curitiba ou passar até 10 dias dentro do trem, chegando à Foz de Iguaçu. O Great Brazil Express oferece um bar que parece coisa de cinema, já que a peça enigma, inspirada no “Assassinato no Expresso Oriente”, de Agatha Christie, foi encenada nos vagões do Great Brazil Express, no último festival de teatro de Curitiba.

 

Restaurante Maladozo

O Madalozo é um restaurante familiar que fica na beira do rio Nhundiaquara em Morretes. E, dizem as boas línguas, serve o melhor barreado do Paraná. O nome barreado vem do termo “barrear a panela” que é o ato de jogar pirão de cinza ou farinha de mandioca na panela para evitar que o vapor escape e o cozido seque. Tudo é muito simples: o barreado leva carne seca, toucinho e temperos. O que o torna diferente é que essa carne é cozida por até 20 horas.

 

Centro de Pesquisa e Reprodução Animal do Zoológico de Curitiba

O centro está concentrando seus esforços para conseguir a reprodução em cativeiro de diversas espécies de animais em extinção. O papagaio chauá é uma das espécies mais simpáticas de papagaio. Isso porque ele tem uma vocalização capaz de imitar quase todos os sons da voz humana. Ele é capaz de repetir falas, o barulho de tosse, músicas e até sons de outras aves e animais como um latido. E como é um animal extremamente social, se separado do seu bando, acaba se apegando aos humanos. Essa simpatia acabou sendo um problema para os chauá, pois acabou fazendo do Chauá uma das aves preferidas para se ter em casa. Mesmo com a proibição do IBAMA, muita gente ainda compra o bicho de forma ilegal. E com isso aconteceu o pior. Hoje o Chauá é uma das aves brasileiras com maior risco de extinção. Mas em 2006 o centro começou um projeto de reprodução do papagaio Chauá, com a doação de 21 aves confiscadas pelo IBAMA e que seriam usadas para venda ilegal. No final de 2009 o Zoológico de Curitiba conseguiu a reprodução do Chauá em cativeiro. É o único zoológico do Brasil que conseguiu esse feito. E já nasceram três filhotes de Chauá e além deles o Zoológico também já conseguiu a reprodução de outras aves em extinção: nasceram por lá também três filhotes de Marianinha e de Jacutinga.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: