Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Escola Bolshoi

A Escola Bolshoi do Brasil foi inaugurada em 2000 em Joinville e o curso dura oito anos. Os primeiros formandos brasileiros já estão espalhados por companhias do mundo inteiro. E ao todo 70 novos bailarinos já foram formados pelo Bolshoi de lá. Para entrar na escola não é só se matricular, o estudante precisa participar de testes em pelo menos duas etapas. 92% dos alunos são bolsistas e todos precisam mostrar comprovantes de freqüência escolar. Se parar de ir para a escola, perde a vaga no Bolshoi.

 

O Instituto Rã-Bugio

O Instituto Rã-Bugio começou quando o físico catarinense Germano Woehl, um nome bem brasileiro comprou uma área de mata nativa em Jaraguá do Sul com o objetivo nobre de preservar o local. Mas em suas incursões pela mata, descobriu o grande número de anfíbios que estavam por lá. E percebeu que a preservação da mata estava diretamente ligada à preservação dos anfíbios. Seu Germano descobriu 41 espécies de anfíbios na área onde hoje funciona o instituto, várias muito raras, mas duas muito conhecidas.

 

Choperia Biergarten

O marreco é ave uma migratória originária da Europa e do Oeste da Ásia que foi trazido ao Brasil por imigrantes alemães. E a receita mais famosa de marreco é hoje a receita mais famosa de Joinville: Marreco recheado com repolho roxo. O chef Moisés Lisboa cozinha pelo menos 15 marrecos por dia

 

A Tradição do Stammtisch

Stammtisch em alemão quer dizer “mesa de tronco”. Vem de quando os lenhadores da Baviera, um estado da Alemanha se reuniam em torno de uma mesa para comer, beber e relaxar um pouco. Com o tempo a tradição chegou às tavernas e todos os alemães começaram a participar da tradição do stammitsch. O Stammtisch se tornou mania na Alemanha: as pessoas começaram a ter grupos de Stammitsch, como times de futebol e o que é mania na Alemanha, logo se tornou mania em Blumenau. O stammitsch se transformou numa mania tão grande em Blumenau que acabou criando um encontro inédito no mundo todo: os encontros de Stammitsch. Durante esses encontros uma rua inteira é fechada, cada grupo senta numa mesa e eles ficam o dia inteiro comendo, bebendo e dançando.

 

A Strauss: Fábrica de Cristais

A Strauss foi a primeira empresa de beneficiamento de cristais do Brasil e foi a pioneira no mercado de cristais de Santa Catarina. Hoje, além de copos e cálices, a empresa faz vários produtos de decoração com cristais e o processo de fabricação do cristal ainda é bastante artesanal. Ainda mais porque a Strauss ainda trabalha com o legítimo Cristal Chumbo com teor de 24% de chumbo, que são soprados e lapidados à mão.

 

Shapers na Praia do Rosa

Um dos melhores shapers do Brasil é o Marcelo Dionízio ou Mdio como ele prefere ser chamado. Mdio fabrica pranchas desde 1983 e em 1993 abriu sua loja na Praia do Rosa. E hoje ele é um pioneiro na utilização da tecnologia na fabricação de pranchas. Mas mesmo com toda a tecnologia, uma prancha demora pelo menos 5 dias para ser feita.

 

Motoclube de Blumenau

O Motoclube de Blumenau surgiu em 1982 para integrar os participantes de motociclismo fora de Estrada dentro da região de Blumenau e hoje tem 70 sócios. Desde seu início o Moto Clube promove encontros e sai atrás de trilhas e caminhos desafiadores dentro da zona rural de Blumenau. Para eles, quanto mais difícil o caminho, melhor. Até que em 2008 todos esses motoqueiros foram necessários pra ajudar em uma tragédia. Em novembro de 2008 um série de enchentes assolou Santa Catarina, atingindo principalmente a região de Blumenau e do Vale do Itajaí. Estradas foram bloqueadas por desabamentos e muitos locais ficaram ilhados. E as pessoas do Moto Clube de Blumenau e as do Moto Clube de Bigornas, outro grupo que também faz do perigo um hobby, foram acionadas para ajudar os bombeiros. E usaram suas motos para fazer o que sabem fazer de melhor: superar obstáculos.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: