Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
Vôo livre, paragliding, balão e outras atividades são praticadas à exaustão na Serra da Moeda. A Serra da Moeda fica a pouco mais de 50 kms de Belo Horizonte. O lugar é muito visitado por todo mundo que quer conhecer melhor a história do ciclo do ouro no Brasil
O Uakti é um grupo instrumental mineiro que constrói os próprios instrumentos desde 1978. O nome é uma homenagem a um personagem de uma das lendas dos Índios Tucanos, que viviam no noroeste da Amazônia. O Uakti era uma criatura com vários furos no corpo que produzia sons muito bonitos cada vez que o vento passava por esses furos. O Uakti produz sons com um tipo de timbre absolutamente único e divide seus instrumentos em cinco grupos: os aerofones, que produzem som pelo ar; os eletromecânicos, que são tocados mecanicamente ou dependem de uma corrente elétrica; os idiofônicos que são feitos de materiais naturalmente sonoros e os cordofônicos, que produzem som através da vibração das cordas. O trabalho inédito e inusitado do Uakti começou a repercutir rapidamente. Já que desde 1980 eles já fizeram parcerias com o grupo Corpo de Balé, com Milton Nascimento, Ivaldo Bertazzo, Paul Simon e com Maria Betânia, além de terem sido os responsáveis pela trilha do filme “Ensaio sobre a Cegueira”.
O Instituto Inhotim é um museu em um parque. O lugar é uma fusão única entre arte e paisagismo. E isso numa propriedade com 300 mil m2 de e numa área total de 3 milhões de m2 de mata nativa.O Instituto Inhotim foi fundado em 2004 e é hoje um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil. E, ao mesmo tempo, um dos Jardins Botânicos mais impressionantes do país. O Instituto Inhotim foi a realização de um sonho de Bernardo Paz, empresário do setor de siderurgia. Já que desde 1998 Bernardo Paz coleciona em sua propriedade o maior acervo de arte contemporânea do país. Ficou tão sério que ele resolveu transformar Inhotim num museu. O lugar é tão impressionante que recebeu a cotação de “Passeio 5 Estrelas” no Guia 4 Rodas de 2010.
Casa de Dona Dirléia
Dona Dirléia Conceição Neves Peixoto há mais de 18 anos decidiu fabricar produtos com sua fruta símbolo de Sabará. E ela faz de tudo: cachaça, vinho, geléia. No início, Dona Dirléia só fazia seus produtos para vizinhança, mas sua empresa “Flor de Jabuticaba” começou a ficar famosa e de repente vários restaurantes, supermercados e estabelecimentos de Belo Horizonte começaram a solicitar o produto.A flor de jabuticaba se espalhou. Sabará tem até um festival dedicado à jabuticaba.
Seresteiro Pedro Paulo
Pedro Paulo é um dos maiores colecionadores de discos antigos do Brasil.A coleção de Pedro Paulo tem mais de 15 mil discos, incluindo o primeiro disco fabricado no Brasil em 1901, do maestro Patápio Silva, um dos pais do chorinho. Mas o Pedro Paulo não resgata a música brasileira só colecionando discos, ele é também um dos últimos seresteiros profissionais do Brasil. A seresta é o nome que a velha serenata ganhou no começo do século 20 no Rio de Janeiro. Rapidamente o nome foi adotado em todas as cidades, isso porque o hábito da seresta já existia em todos os cantos. Mas com os carros nas ruas, a violência e as novidades da vida moderna o hábito da seresta praticamente desapareceu.
O Xapuri foi criado em 1987 depois que a Dona Nelsa comprou um terreno ao lado da casa dela. Um lugar maravilhoso lá do Xapuri é o linguiçário, pois o Xapuri produz 100% das lingüiças do restaurante e vende o produto para seus clientes.
Escarpas do Vale
Escarpas do Lago é um balneário em torno do lago de Furnas. E o lago de Furnas é conhecido como o “doce Mar de Minas”. O lago banha 34 municípios e tem uma área de 1440 km2. O que é sete vezes o tamanho da Baía de Guanabara. Escarpas são formações geológicas com elevações agudas que formam um penhasco ou uma encosta muito íngreme. E toda a área do lago de Furnas é cercada por escarpas Nesses penhascos sempre aparece uma cachoeira e a da Lagoa Azul é um dos pontos mais visitados lá. A cachoeira da Lagoa Azul banha um poço onde a água fica com uma coloração que não é difícil adivinhar.
Nova Cidade Administrativa de Minas Gerais
Como praticamente todos, a Cidade Administrativa de Minas é mais um projeto ousado do Niemeyer. Um complexo de edifícios com seis edificações principais, divididas em prédios que vão abrigar a Sede do Governo e Secretarias de Estado. Além de um Centro de Convivência, auditório, prédio de serviços, praças de alimentação e restaurantes, com mais de 270 mil metros quadrados de área construída e 804 mil m2 de área total. Toda a estrutura do governo de Minas funcionava até hoje em 53 prédios diferentes em pontos distantes da cidade, agora tudo vai pra lá. Junto com essa nova cidade, Belo Horizonte vai ganhar dois novos parques o Parque Estadual Serra Verde e o parque Linear.
Museu Inhotim – Brumadinho
Flor de Jabuticaba – Sabará
Xapuri – Belo Horizonte
Clube Campestre Escarpas do Lago – Capitólio
CAMG – Belo Horizonte
Parque Estadual da Serra Verde – Belo Horizonte
Adicionar um comentário