Álvaro Garnero e equipe desembarcaram em Istambul e aproveitaram para fazer um passeio pelo lendário estreito de Bósforo, que liga o mar Negro ao Mar de Mármara e que separa dois continentes: a Europa e a Ásia.

O Bósforo foi e continua sendo o principal caminho de comunicação entre Oriente e Ocidente. Obviamente, o estreito guarda muita história e elas podem ser materializadas nos edifícios que estão por lá. O Palácio TopKapi, que foi construído pelo Mehmet II, em 1453, logo depois da conquista de Constantinopla é um bom exemplo. Mas não para por aí. O Palácio de Dolmabahçe, que foi o primeiro edifício no estilo europeu às margens do Bósforo também enche os olhos. Mas entre tantos prédios e palácios enormes, uma pequena torre numa ilha também minúscula, se destaca: é a Torre de Leandro. Essa é a construção mais antiga do Bósforo. A torre foi construída em 408 a.C. pelo general ateniense Alcebíades para controlar o movimento do canal. De lá para cá a torre teve várias funções e chegou a ser a base do Ministério da Defesa da Turquia em 1964. Hoje a torre funciona como café e restaurante.

Saindo do Bósforo, Álvaro foi conhecer a doceria Haci Bekir, que funciona desde 1777 no mesmo local, perto da Hagia Sophia. Foi essa doceria que inventou o doce que é hoje chamado (graças a um viajante inglês que os levou para a Inglaterra), de Turkish Delight, mas que antes era conhecido como lokum. O doce ganhou notoriedade quando apareceu no livro de CS Lewis, Crônicas de Nárnia. Acredita-se que ele foi o precursor da jujuba. Haci Bekir foi o fundador da doceria e ela continua nas mãos da família Bekir até hoje. Uma outra filial foi aberta em Istambul, mas essa primeira loja, mesmo sem muito espaço, continua a ser a mais disputada pelos clientes fiéis. E, depois dessa visita, Álvaro Garnero virou mais um deles.

 E você já sabe, para chegar em Istambul, basta voar Turkish Airlines e para conhecer todos os lugares por onde Álvaro passou, fale com a Honest Travel. Lá os guias entendem português.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: