A equipe do 50 por 1 foi conhecer, com exclusividade para TV brasileira, um dos esportes preferidos do Catar e dos países árabes, explorando a fazenda do Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Than.

O Emir tem a coleção de camelos atletas mais valiosa do mundo e tem uma obsessão por melhorar a qualidade dos camelos do país, para isso faz até um ato de caridade aos beduínos locais: ele separa de tempos em tempos alguns de seus camelos campeões para reproduzir com as camelas dos beduínos no deserto. O engraçado é que a coisa é toda feita por aplicativo de celular. Os beduínos são avisados dos camelos disponíveis e trazem as suas camelas para a proximidade, montando um grande acampamento perto da fazenda do Emir. As camelas são testadas e os beduínos são avisados pelo aplicativo se a camela foi aprovada. Tudo muito Tecnológico. As camelas passam por testes médicos para ver se se qualificam como potenciais parceiras dos camelos do Emir. Finalmente depois de todos os testes elas são chamadas por ordem de chegada.

 

Do acampamento a equipe foi visitar quem é provavelmente a camela mais ilustre do mundo, Al Jazeera. Ela é a preferida do Emir, maior campeã da história do Catar – nunca perdeu uma corrida. O Emir a comprou por um milhão e meio de dólares. Hoje ela não tem preço. Já foi perguntado porque ela não tem preço e respondeu: “Você venderia sua filha?”. Al Jazeera tem cuidadores especiais – se aposentou em Agosto de 2016 e agora só vai levar uma vida boa. O Emir autoriza pouquíssimas pessoas a visitar o xodó dele. Álvaro Garnero e equipe tiveram essa honra.

 

Depois do encontro com Al Jazeera, Álvaro foi conhecer a pista de corrida particular do Emir, onde um grupo de camelas estava preparado para simular uma corrida. Álvaro aprendeu o funcionamento dos rádios, porque as corridas de camelos são feitas com robôs. Um rádio envia a voz de comando para a sua camela (o rádio tem o número e a cor do animal).

 

Os camelos do Emir também contam com um spa, onde eles têm uma piscina de 250 metros de comprimento. Os camelos vão na piscina para treinar, relaxar, se refrescar ou fazer fisioterapia. Outro conforto desses camelos milionários é um hospital particular. Eles têm centro de reprodução, laboratórios das mais diversas especialidades, centro de cirurgia gigante, porque obviamente precisa caber um camelo na cirurgia. E uma das maiores extravagâncias é a câmara hiperbárica. Ela foi feita sob medida, só existem duas dessas no mundo. Ela é usada para aumentar a capacidade respiratória do camelo. Quando um camelo é tratado na câmara, um homem precisa ir junto, mas precisa estar com máscara de oxigênio. A pressão da câmara e o tempo que o camelo fica dentro dela é diferente da capacidade que o homem aguenta, por isso ele precisa estar protegido.

 

Por fim, a equipe do 50 por 1 acompanhou a emoção real das corridas no Camelódromo de Shahaniya, onde puderam acompanhar diversas corridas e entender ainda melhor a paixão dos catari pelo esporte.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: