No último episódio do 50 por 1, Álvaro Garnero foi visitar o Panamá e conhecer uma das sete maravilhas da engenharia moderna, o Canal do Panamá.

O canal foi idealizado no início do século XIX por franceses e só finalizado no início do século XX por americanos. Hoje ele encurta para oito horas uma viagem que levaria 22 dias. O impacto que isso teve na economia e no transporte mundiais foi imensurável. E o impacto diário do canal na economia do Panamá também é enorme, já que cada navio que passa por lá precisa pagar um pedágio. O melhor é que quem quiser conhecer o canal, não precisa estar no navio. Estando na cidade do Panamá, é só dar uma passada por lá. O local é aberto ao público e inclusive tem um bom museu contando toda a história da construção dessa maravilha.

Depois do Canal do Panamá, Álvaro e equipe foram conhecer o novo cartão postal da Cidade do Panamá: o Biomuseu.  A ideia de construir o museu começou por causa da descoberta do geólogo Anthony Coates (entrevistado por Álvaro), que descobriu o surgimento do Istmo do Panamá e toda a influência que o surgimento desse acidente geográfico, que separou o Atlântico do Pacífico teve no mundo. O surgimento desse Istmo mudou o padrão dos ventos, as correntes marítimas, separou espécies de animais, mudou a salinidade e causou efeitos que mudaram o clima e o meio ambiente em escala global. É o evento geológico recente mais importante da história natural. Assim que o canal passou das mãos americanas para o controle panamenho, começou-se a questionar o que se fazer com alguns terrenos que ficavam bem no início da parte do canal, no Pacífico, ainda na Cidade do Panamá. Então tiveram a ideia de criar o museu celebrando o evento do istmo e convidar Frank Gehry um celebrado arquiteto casado com uma panamenha para desenhar o museu. O lugar, além de educar, é lindo.

Por fim Álvaro Garnero vai a um dos melhores hotéis da cidade, o Waldorf Astoria, da mesma rede do Waldorf Astoria original, de Nova York. É o primeiro hotel da rede na América Latina. O hotel oferece todo o luxo para quem quer conhecer esse pequeno país em grande estilo. Quartos confortáveis, piscina, spa – além de diversos restaurantes, incluindo o Ginger, que faz uma fusão dos sabores latinos com os sabores asiáticos, assim como o canal do Panamá une várias culturas.

Canal do Panamá – Cidade do Panamá
Biomuseo – Cidade do Panamá
Waldorf Astoria Panama – Cidade do Panamá
Ginger Astonia – Cidade do Panamá

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: