Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:

 

Triathlon do bode

Cabaceiras é uma cidade pequena, com pouco mais de 5000 habitantes e com o menor índice pluviométrico do País. Mas a ausência de chuva parece ser boa para o cinema. A cidade se auto-denomina a róliude paraibana, já que mais de 20 filmes foram rodados por lá, entre eles Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes. Mas a figura mais importante de cabaceiras é o bode. Toda a economia da cidade gira em torno do bode. Alguns deles são bodes-atletas, eles correm, jogam futebol e praticam o triathlon, a pessoa anda com o bode na bicicleta, laçar ele e corre ao lado dele.

 

Lajedo do Pai Mateus

O Lajedo de Pai Mateus, é uma elevação rochosa de 1,5 km², no formato de um “prato de sopa” invertido, sobre a qual estão dispostos mais de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta. É uma formação geológica encontrada em pouquíssimos lugares, como o Devil’s Marbles no Outback Australiano e a Erongo Mountains na Namíbia. Mas com certeza o Lajedo do Pai Mateus é a área mais bem conservada de todas as similares no mundo. As pedras de lá chegam a pesar 45 toneladas. Uma das pedras mais impressionantes de lá, se chama sacas de lã, ela parece a ruína de alguma pirâmide Maia ou Inca.

 

Caldinhos e Guaiamuns do seu Zezinho

Na praia do Gramame, vive seu Zezinho que é o Rei do Caldinho, a fama do caldinho de marisco já chegou aqui em São Paulo. Além de inventar caldinhos, seu Zezinho também passa o tempo adestrando Guaiamuns, eles são caranguejos encontrados no litoral da Paraíba. A diferença para o caranguejo normal é que os guaiamuns podem ser mantidos em cativeiro.

 

Ilha da Areia Vermelha e Bolero de Ravel

A Ilha da Areia Vermelha, ela fica a mais ou menos 10 minutos da costa. Mas só é possível vê-la quando a maré está baixa. A ilha de Areia Vermelha é um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento. Ela pertence ao município de Cabedelo e hoje esse banco de areia já é um Parque Estadual Marinho. Mas toda essa beleza só existe por mais ou menos cinco horas por dia que valem muito a pena, pois quando a maré baixa várias piscinas naturais se formam. A praia do Jacaré também fica em Cabedelo, na Grande João Pessoa. E é uma das praias mais movimentadas da Paraíba. O grande segredo da praia do Jacaré é chegar pouco antes do sol se pôr para ouvir o Jurandy do Sax tocar o bolero de Ravel em homenagem ao sol que põe. A apresentação de Jurandy do Sax tem toda uma cerimônia. Ele sempre se veste de branco e chega de barco ao píer do restaurante onde se apresenta. E é muito pontual, pois sempre acaba o bolero quando os últimos raios de sol se escondem no horizonte.

 

Xaxado

O xaxado é uma dança que foi criada pelo cangaço e está diretamente ligada ao grupo de Virgulino Ferreira, o Lampião. No início a dança era só masculina. Na ausência de mulheres e até de Maria Bonita, os cangaceiros dançavam com seus rifles. Como o xaxado foi criado por cangaceiros em fuga no sertão, não dá pra saber exatamente ele foi criado mas foi em algum ponto entre Paraíba, Pernambuco, Ceará. A dança era também uma forma de comemorar vitórias. O curioso é que muitas das músicas famosas de xaxado foram compostas pelo bando de Lampião. Mulher rendeira é uma delas. E outra mais óbvia é aquela que repete: “o nome dele é Virgulino, o apelido é Lampião”. Hoje, as mulheres já participam da dança.

 

Vaquejada

A vaquejada é o esporte mais popular e típico do sertão é a vaquejada. No Parque Estância Mussuré é onde acontece as principais competições de vaquejadas da Paraíba. A vaquejada surgiu na época em que as fazendas ainda não tinham cercas. O gado era marcado, pastava livremente pelo sertão. Mas de quando em quando o coronel gostava de ver seu gado reunido. Daí os vaqueiros saíam pela mata cerrada em busca dos bois. Só que os bichos criados livres, sem cerca, ficavam saidinhos. Para juntar todo o gado os vaqueiros tinham que suar. Com o tempo perceberam que esse suadouro era um belo de um esporte. Assim surgiu a vaquejada. As disputas das vaquejadas são feitas em dupla, sempre montadas em cavalos. Cada um da dupla tem uma função. Um é o batedor de esteira, que cuida de tanger o boi em disparada e pegar o rabo do animal. Daí entra o puxador, que pega imediatamente o rabo e tenta derrubar o bicho. E tudo isso tem que ser feito dentro de um limite. A pista de vaquejada tem 160 metros. Se os vaqueiros conseguem derrubar o boi dentro desse limite, o juiz grita: “Valeu boi” e a dupla ganha pontos. Se foi fora dos limites, o juiz já grita: “Fora boi” e a dupla não ganha nada além de experiência.

 

Estação Cabo Branco

A Estação Cabo Branco foi inaugurada em 2008. Todo o projeto arquitetônico foi elaborado por Oscar Niemeyer. A estação possui 8571 m2 de área construída. São cinco edifícios, incluindo a torre principal. O local é dedicado à pesquisas e criação projetos científicos e à exposições artísticas.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá boa tarde, tudo bem?

    Uma ajuda qual foi o barco que pego para ir a praia Areia Vermelha ? vou viajar para João pessoa e gostaria de boas indicações para reservar até antes de viajar e quanto foi o peixe?

    Obs, tenho procurando indicações de bons barcos mas não acho nenhuma especifica.

    Atenciosamente

Parceiros: