O primeiro episódio do 50 por 1 nas Ilhas Faroe trouxe duas das tradições mais importantes do país: a tradição número 1 é o mercado de pesca.

As ilhas Faroe foram construídas por pescadores, mais de 90% da economia local depende da pesca de peixes nobres. E a equipe do 50 por 1 visitou com exclusividade a fazenda de salmão Hidden Fjord, que é considerada a melhor do mundo, para entender qual é o segredo dos peixes faroleses.

Um dos segredos foi a abolição de qualquer uso de hormônios e antibióticos – fazendo que o salmão criado na fazenda seja praticamente orgânico. Depois foi respeitar o ambiente do salmão. Nos tanques onde eles vivem seus primeiros meses, há uma corrente como as dos rios e o chão inclusive tem desníveis, seguindo a lógica de que o fundo de um rio não tem sempre o mesmo nível. Nas gaiolas em mar aberto os peixes têm espaço para nadar e nada é inserido para prejudicar a qualidade do mar. Por último a Hidden Fjord descobriu uma forma de combater a pior praga que ataca os salmões de forma natural: em vez de remédios, o lump-fish, um pequeno peixe islandês que além de fazer um dos caviares mais apreciados do mundo, também se alimenta do “piolho do salmão”, bichinho que ataca 10 entre 10 salmões e afeta a qualidade da carne. Hoje mais de 50% da produção está livre de qualquer remédio. Em dois anos eles esperam livrar completamente a produção de todo e qualquer química.

Hoje o salmão da Hidden Fjord ainda não é importado para o Brasil. Mas você pode conhecer mais a empresa visitando o site.

A outra grande tradição das Ilhas Faroe é o remo. A tradição começou com os colonizadores vikings, que chegaram remando nas nas ilhas. E por vários séculos o remo era a única forma de transporte entre todas as ilhas que formam o país. Obviamente virou o esporte local e todo ano há um campeonato nacional para descobrir quem é o melhor remador do país.

Álvaro e equipe chegaram no país exatamente na primeira prova desse campeonato nacional e puderam mostrar a magnitude do esporte para todos os brasileiros. Claro, que com essa paisagem, as competições ficam muito mais bonitas. Lembrando que você pode você pode ver e rever o episódio no vídeo acima.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: