No primeiro episódio do Sri Lanka, Álvaro Garnero desembarca em Galle – cidade no sul do país e um porto tradicional da Ásia, citado inclusive na Bíblia como o o lugar onde o Rei Salomão comprava ouro e marfim.
Galle é um grande mercado aberto. Nas ruas você vê de tudo – e Álvaro não resistiu e resolveu comprar um sarongue, vestimenta típica da ilha, usada especialmente pelos homens, sempre com camisa social. Álvaro também aproveitou o passeio pela cidade para andar de tuk-tuk, o transporte mais popular da cidade e um dos mais populares da Ásia. Apesar da aparente insegurança, nosso apresentador só parou seu passeio num mercado de peixes improvisado, onde provou um atum in natura – ou seja, cru mesmo.
Depois do passeio em Galle, Álvaro foi se aventurar na prática de pescaria mais original do mundo, a pescaria na perna-de-pau. Os pescadores da região começaram a fazer isso por causa da base britânica instalada nas imediações durante a Segunda Guerra mundial. Os militares britânicos acabaram ocupando todos os lugares bons de pesca – a alternativa que os moradores encontraram foi instalar os postes nos recifes de corais, porque os barcos britânicos não conseguiam chegar lá. Hoje cada família de pescador tem um poste e passa a técnica de geração em geração. Álvaro fez sua estreia na pescaria e até que não se saiu mal. Em poucos minutos, pescou duas sardinhas, que foram devolvidas para a água, já que ele não tinha intenção de comer ou vender os peixinhos.
Forte Holandês de Galle – Galle
Mercado de barracas de peixe – Galle
Praia de Unawatuna – Unawatuna
Praia Dalawella – Unawatuna
Adicionar um comentário