Conheça os lugares visitados por Álvaro nessa experiência:
Vozes da Purificação
Aqui no Recôncavo, tudo é embalado por uma musica que ninguém resiste. É uma musica que se dança diferente, se canta diferente, se sente diferente.
O samba do Recôncavo. E um grupo de senhoras decidiu tornar esse samba ainda mais conhecido: As Vozes da Purificação.
Dona Canô
Se a Bahia é a mãe do Brasil, existe uma pessoa que é a mãe da Bahia. No coração do Recôncavo, uma senhora acabou mostrando para todo mundo como é doce ser baiano. E em Santo Amaro da Purificação, dona Canô Veloso é quase cultuada.
Dona Canô completou 100 anos em 16 setembro de 2007. Ela é tão importante por aqui que desde janeiro já estão comemorando o centenário dela. Álvaro conversa com Dona Canô.
Companhia de Charutos Dannemann
A mais ou menos 100 quilômetros de Salvador, o tabaco tem nome: charutos Dannemann. A Companhia de Charutos Dannemann foi fundada em São Félix da Bahia em 1873 por um alemão com o sobrenome da marca. A qualidade do fumo baiano já era conhecida internacionalmente. Unida à experiência européia, a Dannemann virou uma das melhores fabricantes de charutos do país.
Fonte da Bica
Muita gente acredita até que a fonte da juventude existe. E que ela fica bem pertinho de Salvador, numa ilha deliciosa: Itaparica. A qualidade da água de Itaparica é comparável à da água de Evian, na França. E em especial a água da Fonte da Bica.
A principal lenda é que a água tem um efeito rejuvenescedor.
O Amado faz uma mistura muito saborosa: Os pratos são tradicionais. E todos de uma tradição bem brasileira. Já as receitas são contemporâneas. É uma mistura irresistível.
O Amado é hoje um dos lugares mais bonitos de Salvador. O restaurante fica próximo de duas instituições para quem visita Salvador: o mercado modelo e o Elevador Lacerda. E a vista da Baía de Todos os Santos concorre com os pratos.
Acarajé da Cira
Muita gente pensa em Salvador e lembra logo também em Itapuã. Itapuã acarajé. Duas experiências obrigatórias.
A barraca da Cira faz o melhor acarajé da Bahia e tem uma barraca em Itapuã. Com ou sem pimenta, a fama do seu acarajé se espalhou por toda Salvador.
Um hotel maravilhoso: o Convento do Carmo em Salvador. O Convento do Carmo foi inaugurado pelo grupo português Pestana em 2005. E é também o primeiro hotel histórico de luxo do País. Construído em 1546, por muito tempo, este era um lugar exclusivamente dedicado a religião. Mas hoje em dia a decoração não lembra nem de longe a de um convento.
Álvaro visita no Pelourinho à escola mais tradicional de capoeira em Salvador: a capoeira do Mestre Bimba.
E o herdeiro do lendário Mestre Bimba é Mestre Bamba. Ele quem vai ensinar um pouco ao Álvaro do que ele aprendeu com o Mestre Bimba.
Álvaro chega em Salvador de balsa
Nada como chegar em Salvador pelo mar: a cidade vai se aproximando devagar, e aos poucos você vai descobrindo seu cheiro, seus sons. A cidade começa a te tomar devagarinho. Álvaro Garnero conversa com outros passageiros da balsa e vai contando suas sensações, o perfume da cidade, os sons que ouve, o vento no mar, como tudo, em suma, é diferente.
Charutos Dannemann
Fonte da Bica
Restaurante Amano
Acarajé da Cira
Acarajé da Cira 2
Hotel Pestana Convento do Carmo
Associação Capoeira Mestre Bimba
Terminal Náutico
Adicionar um comentário