No primeiro episódio de 2017, o 50 por 1 visita uma fazenda de chá no Sri Lanka, a Handunugoda. A Fazenda e fábrica Handunugoda fica perto da cidade de Ahangam, ao sul da cidade de Galle. É a única fazenda do Sri Lanka que produz o Chá Branco.

A fazenda tem hoje 200 acres, sendo que 75 acres são de plantação de chá. Para entender a importância do chá na economia do país, basta lembrar que o Sri Lanka foi até 1995 o maior produtor de chá do mundo, hoje ocupa o 4º lugar atrás da China, Índia e Quênia.

Logo no início da visita, Álvaro acompanha a colheita das folhas do Chá Branco. As moças estão todas cobertas e fazem a colheita com luvas cirúrgicas.

O cuidado é para evitar a exposição com a pele humana. Na antiguidade essas folhas eram cortadas com tesouras de ouro e por virgens, porque acreditavam que virgens mantinham a pureza do chá. O chá branco – principalmente dessa qualidade – pode não valer como ouro, mas vale quase o mesmo preço que a prata. 80 gramas do chá branco de Handunugoda é vendido na fazenda por 40 dólares – o que dá 50 centavos de dólares por grama. A prata vale hoje 0,56 centavos. Fora do Sri Lanka esse chá é vendido bem mais caro que a prata. A colheita da Handunugoda não passa de 30/40 gramas por dia de botões das folhas de chá verde. O que explica o preço.

Depois do corte das folhas Álvaro foi acompanhar todo o processo de manufatura e produção do chá mais popular do mundo. A maioria das máquinas usadas no processo tem mais de 100 anos, algumas 145 anos. Todo o processo é bastante artesanal e cuidadoso.

A visita termina na loja da fazenda, onde é possível fazer uma degustação de todos os 40 tipos de chá produzidos por lá, dos mais comuns até os mais inusitados, como o Suicide Club, uma mistura que leva uísque. Os visitantes também são recebidos com bolo e chá na casa sede da fazenda, onde mora o proprietário, Herman Gunaratne. Uma visita imperdível para quem quer conhecer e entender a cultura desse país que finalmente se abriu ao turismo, depois de décadas de guerra civil. Imperdível.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros: